top of page
  • Foto do escritorLauro Brant

Eclipse Total - Stephen King


Sinopse: Os moradores de Little Tall esperaram trinta anos para saber o que tinha acontecido no estranho e escuro dia em que morreu o marido de Dolores Claiborne - o dia do eclipse total. A polícia agora quer descobrir o que aconteceu ontem, quando a rica e inválida patroa de Dolores morre subitamente. Sem outra escolha senão falar, Dolores faz sua confissão revelando o sofrimento contido que pode levar o coração de uma mulher ao ódio. Quando é acusada de assassinato, a tragédia está apenas começando. E o que vem em seguida somente poderia ser concebido por Stephen King. O autor revela os mais sinistros segredos e os mais abomináveis pecados dos homens e mulheres de uma cidadezinha encravada no Maine, guiando o leitor em uma viagem aos subterrâneos da vida puritana desse lugar.


Vamos lá, como posso dizer? Bom, esse livro é IN-CRÍ-VEL, continuação espiritual de Jogo Perigoso, que eu tinha acabado de ler, fui ler esse sem expectativa nenhuma e meu Deus, que livro bom!


A protagonista, Dolores Claiborne, é uma das melhores personagens do King, uma empregada doméstica que mata o marido, um homem nojento e repulsivo que... eu não consigo nem falar isso, de tão nojento. Dolores é uma mulher forte, decidida e poderosa, ela trabalhou praticamente a vida toda para Vera Donovan, outra mulher espetacular, uma rica madame que tem sua casa de veraneio, na pequena ilha de Little Tall, cuidada por Dolores.


Enquanto Dolores dava tudo de si no trabalho seu maldito marido estúpido e bêbado fazia maldades dentro da própria casa.


É um livro bem diferente do King, se passa em uma ilha, tem uma personagem feminina e que ainda é empregada doméstica, isso faz o livro ainda mais incrível e especial, eu adorei. Amei a relação de Dolores com Vera (quem leu sabe do final... e que final!), Amei a ambientação na ilha, a relação de Dolores com seus filhos, amei tudo!


O livro se passa todo em um interrogatório, como se fosse uma transcrição em texto da gravação da voz de Dolores, o que é bem legal. A polícia estava interrogando Dolores após a morte de sua patroa, então Claiborne decide contar toda a sua história, sua relação de amor e ódio com a patroa, que não foi assassinada, sua vida, seus filhos e como ela assassinou o marido e os motivos que teve para isso.


Isso é um dos pontos fortes do livro, tudo é bem construído, você passa a amar a Dolores com seu humor ácido e a odiar seu marido coçador de saco. A história vai progredindo até seu ápice e o leitor é recompensado com uma história incrível.


A ligação com Jogo Perigoso é rápida, mas muito legal, quem se conectou com os personagens de ambos os livros têm grandes chances de se arrepiar.


Como menção honrosa, gostaria de falar da adaptação de 1995 desse livro que é espetacular, uma das melhores adaptações do King que eu já assisti, vale a pena ver para complementar a leitura!


Nota: ⭐⭐⭐⭐

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page