top of page
  • Foto do escritorLauro Brant

Fúria - Stephen King


É um livro razoável, apesar disso, fiquei em dúvida do porquê o King escreveu isso, ele escreveu com somente 19 anos, portanto suponho que foi para colocar esses pensamentos para fora da cabeça, já que o autor estava passando por um momento difícil. O livro é muito estranho, bizarro, e escrito de forma irresponsável e sem muita pretensão, apesar disso, eu me diverti lendo esse livro, mas não vejo nenhum outro motivo para ler essa história a não ser que você queira ler tudo do King


Sinopse: Após ser expulso de seu colégio, um jovem, armado com uma pistola que pertence ao seu pai, volta ao colégio mata sua professora e mantém seus colegas como reféns. Ele, Charlie, e seus colegas começam a partir daí um jogo maluco onde cada um coloca para fora todas suas raivas mais intensas. Raivas contra o sistema educativo, contra as desigualdades sociais, contra a sociedade, entre outras polêmicas. Fúria foi o primeiro romance de King sob o pseudônimo de Richard Bachman.


Eu senti bastante sarcasmo nesse livro, como se o King estivesse considerando tudo aquilo como uma grande piada, e sabe? O livro funciona muito bem como uma grande piada, eu ri algumas vezes lendo, tão ridículas eram algumas situações, me pareceu muito uma sátira não parecia que o autor escrevia aquilo de uma forma série até por que (mini spoiler a seguir) os alunos mantidos como reféns pareciam não se importar muito com isso e com o fato da professora está morta ali, na frente deles. Nesse sentido, suponho que a intensão era satirizar o quão mal e ignorante o ser humano pode ser. Não deixei de ficar muito incomodado com alguns pontos e outros não fizeram muito sentido para mim, apesar disso não achei um livro tão ruim, penso que a minha expectativa tava tão baixa que o livro surpreendeu.


O King proibiu esse livro de ser vendido após polêmicas de que vários jovens tinham se inspirado nesse livro para cometer atos, parecidos com o da trama principal, em suas escolas. Julgo que o King se arrependeu de ter publicado o livro e para que a história não fique mais polêmica, decidiu proibir logo, já que com certeza não é um dos seus grandes livros, apesar de ser bom. Ele escreveu esse livro antes de Carrie, apesar de ter sido publicado depois, e admitiu que passava por uma época difícil de repressão social e abuso de entorpecentes.


Por ser proibido, o livro é muito raro e difícil de se conseguir para comprar e até mesmo para se baixar em pdf ou em mobi. Eu li no Kindle por uma edição que encontrei na internet.


Enfim, o livro é um gatilho por si só, então se você não gosta disso ou não se sente confortável, não leia o livro, ele não vale tanto assim o seu tempo.


Nota: 🌟🌟

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page