MAUS: A história de um sobrevivente, nos conta a história de família do autor Art Spiegelman:
Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos, franceses são sapos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.
MAUS é uma obra biográfica, nada aqui é inventado, os acontecimentos são todos relatos do pai de Art. Ele desenhou o quadrinho enquanto fazia entrevistas com seu pai para que ele lhe contasse como ele sobrevivera à Segunda Guerra Mundial. Essas entrevistas são todas relatadas no quadrinho então além da história da guerra podemos perceber, também, as nuances e sequelas deixadas em Vladek após a Guerra, além de sua personalidade dura e mesquinha, mesmo sendo o "herói" da história.
A arte é incrível, a escolha de substituir a nacionalidade por animais é incrível. O mais genial dessa substituição é que é assim que os gatos (nazistas) viam os ratos (judeus), seres sujos, transmissores de doenças que vivem em esgotos e lugares escuros e são caçados pelos gatos.
Tudo mundo deveria ler Maus, é um quadrinho triste e que te dá um choque de realidade, garanto que ninguém olhará para Hitler e para o nazismo da mesma forma após ter lido, a história é cruel, pesada e com certeza levará muitas pessoas ao choro. O que os nazistas fizeram, é completamente imperdoável.
Esse livro, aliado com O Diário de Anne Frank, é indispensável para quem quer entender mais sobre o nazismo, ambos são bem esclarecedores e tocantes e tem capacidade de levar qualquer um ao choro.
Nota: 🌟🌟🌟🌟 (classificação para a arte e fluidez da narrativa, uma história biográfica não faz sentido uma nota)
Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!
Comments