top of page
  • Foto do escritorLauro Brant

O Espadachim de Carvão - Affonso Solano


O Espadachim de Carvão foi a mais grata surpresa do meu 2021! Adorei esse livro, foi um dos melhores do ano e difere de tudo que eu já li na minha vida.


Sinopse: Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.


Eu sempre tive preconceito com literatura nacional, admito. Muito devido aos livros passados na escola que para mim não me interessavam nem um pouco na época, exceto raras exceções, linguagem difícil, narrativa que não me chamava atenção e alguns que não faziam sentido nenhum para mim, me fizeram odiar a literatura brasileira. Monteiro Lobato, Machado de Assís, Clarice Lispector, Lygia Bojunga, entre outros, me despertavam um ódio só de ouvir falar!


Por outro lado, sempre acompanhei o Jovem Nerd e ouvi o NerdCast, me tornando grande fã de Affonso Solano, Leonel Caldela e Eduardo Spohr, mesmo ainda resistindo a ler algo nacional. Até que um dia que escutei o NerdCast 379 - Literatura Fantástica Brasileira e fiquei extremamente interessado em Espadachim de Carvão, o Nerdcast me convenceu! Algum dia no futuro eu leria algo brasileiro, provavelmente O Espadachim de Carvão.


Foi aí que alguns dias depois, fuçando em uma feira de livros achei esse livro, e foi o melhor achado da minha vida. O livro é perfeito, mistura fantasia, aventura, romance, suspense e mistério de forma magnífica; A construção do mundo é impecável, tudo alí é vivo e faz sentido para a trama, no começo é um pouco difícil de se acostumar com Kugala já que é um mundo diferente de tudo que eu já tinha visto. Nada de Elfos, Anões e Dragões, Solano traz um mundo completamente novo com raças de seres sapientes, como os Pele de vidro, Flores da Lua, Filhos da Montanha, todos extremamente interessantes, novos de animais, novos deuses (Os-Quatro-que-São-Um) e uma mitologia completamente nova e bem escrita. Os personagens são incríveis, muito carismáticos e interessantes>


Capítulos do futuro e do passado se intercalam durante o livro, tornando a leitura agradável, gostosa e crescendo o clima de suspense e mistério que o livro carrega até um final espetacular e aberto para o próximo livro da saga. Esse livro entrou para a minha lista de favoritos e valeu muuuito a pena ler, todo o meu preconceito com literatura nacional foi desfeito e agora eu procuro mais livros brasileiros, principalmente de fantasia e atuais, para ler, queria ter desfeito esse preconceito antes para passar pela experiência incrível de Espadachim de Carvão antes!


Não pude deixar de pensar no por quê das escolas não passarem esse tipo de livro para incentivar a leitura na escola ao invés dos clássicos. Eu pensei: "Poxa, primeiro me passem livros fenomenais e intrigantes desses, para eu me interessar por literatura brasileira e no futuro, quando eu for adulto eu me interesso e leio os clássicos!". O Espadachim de Carvão é o livro perfeito para despertar o interesse em literatura, e principalmente literatura brasileira, em jovens de 10 a 14 anos. Affonso Solano é um escritor primoroso e eu com certeza vou ler tudo que ele lançar!


Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟


Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!


Ou você pode comprar o Box e ajudar o site Clicando Aqui!

23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commenti


bottom of page