“O Homem que Calculava” de Malba Tahan, livro escrito em 1321, lido nesta edição de 1957 da editora Conquista.
Eu amei este livro, achei ele muito bem escrito, interessante e inteligente, não teve um capítulo nele em que eu não pensei comigo “hummm, isso daqui é muito interessante”, não conseguia parar de ler.
O livro traz em cada capitulo uma história, curiosidade ou problema super interessante da ciência dos números, acompanhando uma história não muito boa, até pq não é o objetivo do livro, mas satisfatória e agradável, nela acompanhamos o calculista Beremiz Samir e sua jornada por Bagdá rumo ao sucesso invejado por muitos, porém não desejado por Beremiz, o livro é narrado em primeira pessoa por um narrador personagem, cujo nome não sabemos (imagino que seja, talvez, o primeiro escritor), que acompanha e se torna amigo íntimo de Beremiz em suas aventuras e cálculos.
O livro vale apena a ser lido por todas as questões interessantes sobre a matemática que traz, o final da história eu achei meio sem sentido, mas não mudou a minha opinião sobre o livro já que o que mais importa nele são as curiosidades da matemática trazidos de forma inteligente.
Vale ressaltar que essa edição muito antiga da editora Conquista foi o maior problema do livro já que é cheia de erros de ortografia, diagramação e recisão. Enfim, eu gostei muito do livro, acho que todo mundo deveria ler, gostando de matemática ou não.
Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!
Comments