top of page
  • Foto do escritorLauro Brant

O Homem que Calculava – Malba Tahan


“O Homem que Calculava” de Malba Tahan, livro escrito em 1321, lido nesta edição de 1957 da editora Conquista.


Eu amei este livro, achei ele muito bem escrito, interessante e inteligente, não teve um capítulo nele em que eu não pensei comigo “hummm, isso daqui é muito interessante”, não conseguia parar de ler. 


O livro traz em cada capitulo uma história, curiosidade ou problema super interessante da ciência dos números, acompanhando uma história não muito boa, até pq não é o objetivo do livro, mas satisfatória e agradável, nela acompanhamos o calculista Beremiz Samir e sua jornada por Bagdá rumo ao sucesso invejado por muitos, porém não desejado por Beremiz, o livro é narrado em primeira pessoa por um narrador personagem, cujo nome não sabemos (imagino que seja, talvez, o primeiro escritor), que acompanha e se torna amigo íntimo de Beremiz em suas aventuras e cálculos. 


O livro vale apena a ser lido por todas as questões interessantes sobre a matemática que traz, o final da história eu achei meio sem sentido, mas não mudou a minha opinião sobre o livro já que o que mais importa nele são as curiosidades da matemática trazidos de forma inteligente. 

Vale ressaltar que essa edição muito antiga da editora Conquista foi o maior problema do livro já que é cheia de erros de ortografia, diagramação e recisão. Enfim, eu gostei muito do livro, acho que todo mundo deveria ler, gostando de matemática ou não. 


Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page