top of page
  • Foto do escritorLauro Brant

O Senhor dos Anéis | A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien


Sinopse: A Sociedade do Anel começa no Condado, a região rural do oeste da Terra-média onde vivem os diminutos e pacatos hobbits. Bilbo Bolseiro, um dos raros aventureiros desse povo, cujas peripécias foram contadas em O Hobbit, resolve ir embora do Condado e deixa sua considerável herança nas mãos de seu jovem parente Frodo. O mais importante legado de Bilbo é o anel mágico que costumava usar para se tornar invisível. No entanto, o mago Gandalf, companheiro de aventuras do velho hobbit, revela a Frodo que o objeto é o Um Anel, a raiz do poder demoníaco de Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de eliminar a ameaça de Sauron é destruir o Um Anel nas entranhas da própria montanha de fogo onde foi forjado.


O Senhor dos Anéis é espetacular e eu demorei demais para ler! A resenha poderia acabar aqui kkkkkk, Mas sem brincadeira, a minha história com esse livro é bem velha, a primeira vez que eu tentei lê-lo foi em 2017, quando eu tinha 13 anos! E eu sou conseguir terminar A Sociedade do Anel nesse ano de 2022 com 18 anos.


O livro é lento. O livro é arrastado. O livro demora para acontecer e é extremamente descritivo. Mas nada disso importa! E nada disso estraga a experiência porque O Senhor dos Anéis é isso, é um livro lento, arrastado e demorado, mas ele é bom justamente por isso! Esse não é um livro comum, na minha opinião o leitor não deve chegar nele pensando "Ok, vamos ler um livro de fantasia e aventura" e sim chegar pensando "Ok, vamos ler um livro onde o autor vai tentar provar que esse universo existe!". E em alguns pontos Tolkien realmente prova, dada a profundidade daquele mundo.


Tolkien é um gênio, o quão bem feito esse livro é vocês não vão acreditar. Eu me deliciei com cada momento, cada cansão, cada parada na sombra para um jantar, cada refeição em Valfenda e em Lórien. Amedrontei-me com os perigos e sorri com a sua superação. Sorri, sofri, corri e me escondi com os personagens, me tornei um viajante amedrontado indo até Mordor para destruir o maldito e maravilhoso anel.


Eu realmente mergulhei de cabeça nessa leitura, foi uma das melhores da minha vida e toda a minha insistência de tentar e tentar ler novamente (desde 2017 tentei e larguei esse livro umas 5 vezes) valeu muito a pena. Frodo, Sam, Merry, Pippin, Aragor, Legolas, Gimli, Gandalf e Borumir serão eternamente meus amigos e companheiros de viajem.


O livro é extremamente emersivo e, como eu disse, faz você acreditar que aquilo pode ter acontecido em um passado distante, a história é incrível e os ensinamentos passados aqui ficarão para a vida toda. A tradução nova do Ronald Kyrmse está impecável. O único problema realmente desse livro é o começo, é difícil demais de te manter lendo, e foi isso que me fez demorar tanto para apreciar essa maravilha em forma de livro, porém, a recompensa por passar do começo difícil eu nem preciso falar né?


Eu sou um Amigo dos Elfos! Que venha As Duas Torres!


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐ ❤️


Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!


Ou você pode comprar o Box e ajudar o site Clicando Aqui!

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page