É difícil acreditar que o basquete é tão grande no Japão e na Ásia devido a uma pequena série de quadrinhos (mangá) chamada Slam Dunk, de Takehiko Inoue. Vários foram os fatores para esse feito, como: realismo na trama, personagens carismáticos e como a prática foi apresentada – de forma didática. Esse impacto foi tão grande que mudou gradualmente as estatísticas do basquete nas escolas japonesas, contribuindo massivamente para quebrar o tabu em relação à bola laranja. Além disso, alguns anos depois, o autor Inoue, com a editora Shueisha, criou o programa “Slam Dunk Scholarship”.
Sinopse: A obra conta a história de Sakuragi Hanamichi, um delinquente e encrenqueiro de 15 anos, que virou motivo de chacota entre seus amigos por ser rejeitado, inacreditavelmente, cinquenta vezes por meninas na escola primária. Ao entrar no colégio, ele conhece Haruko Akagi, que logo se torna a “paixão” do menino. Ela, viu um potencial no físico do ruivo, comparando-o a jogadores de basquete, em particular, Rukawa Kaede, outro novato. Enquanto isso, Sakuragi descobre que o coração de sua amada já pertence àquele jogador. Então, querendo conquistá-la, o “gênio” – como ele se autodenomina – decide se juntar ao time de basquete Shohoku e derrotar seu rival no amor.
Na década de 90, o basquete não era tão popular no Japão, devido à altura média da população, que em relação aos homens é de apenas 1,72 m. Então, inicialmente, houve uma certa resistência da Shueisha em publicar o mangá Slam Dunk, porque o basquete, necessariamente, era praticado por jogadores altos. Porém, como Takehiko Inoue vendeu muito bem seus primeiros trabalhos, isso facilitou a serialização da franquia e, consequentemente, levou-a a um grande sucesso tornando-se o quarto título mais vendido na história do Weekly Shounen Jump (antologia de mangá shounen semanal publicada no Japão pela Shueisha). Desde 1980 aos meados da década de 1990 representa a época em que a circulação da revista estava no auge, 6,53 milhões de exemplares por semana, fato que contribuiu para a popularização do mangá e consequentemente do basquete no Japão.
Amei esse mangá, se tornou um dos meus favoritos e fez o meu amor por basquete crescer bem mais, esse mangá vai te dar muita vontade de praticar esse esporte, não é atoa que foi o responsável por popularizá-lo na Ásia. Se você acredita ser impossível se emocionar e prender a respiração enquanto vê imagens estáticas e monocromáticas de pessoas jogando basquete no papel ou na tela é por que você ainda não leu esse mangá! Impossível de largar, você lê freneticamente as páginas desse maravilhoso mangá que tem um dos traços mais lindo que eu já vi em mangás.
Até se você não gosta de basquete ou de mangá, Slam Dunk pode te agradar e até mesmo mudar sua opinião sobre essas duas coisas. É uma história extremamente cativante, engraçada e emocionante, e muito inspiradora, o arrepio que dá só de lembrar do Shohoku virando o jogo no finalzinho, não tem preço!
Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟
Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!
Comments