top of page
  • Foto do escritorLauro Brant

Uzumaki – Junji Ito


A única coisa que eu poderia dizer para convencer vocês de lerem este mangá é que ele é a obra-prima do mestre do Horror japonês o Junji Ito, risco dizer que a melhor obra do gênero que eu já consumi até o momento, é algo totalmente novo (apesar de ter sido escrito em 98), algo que foge completamente dos clichês do gênero, uma leitura obrigatória para quem gosta de Horror e/ou de Mangás.


Uzumaki (Espiral em Japonês) conta a história de uma cidadezinha costeira no Japão chamada Kurozu-Cho, que é assombrada, mas não por fantasmas, demônios ou vampiros, mas por um padrão geométrico que domina a mente de seus habitantes, a espiral. Tudo parece normal até que alguns de seus habitantes começam a ter comportamentos muito estranhos, ligados a obsessão pela forma espiral. Tudo começa quando Kirie Goshima vê o pai de seu namorado hipnotizado por uma casca de caracol e a partir daí, muitas coisas estranhas viriam a acontecer.


Uzumaki é bizarro, assustador e nojento e durante várias partes da narrativa você precisa parar para respirar, refletir ou vomitar, caso tenha estômago fraco, o Junji Ito desenha incrivelmente bem, tornando as ilustrações terrivelmente viscerais e a forma com que ele leva a narrativa faz com que você não consiga parar de ler e te puxa capítulo por capítulo até o espetacular final e o real “motivo” pelo qual a forma geométrica assombra a cidade, a trama é extremante envolvente e o mistério da espiral te intriga de início ao fim, é inegável a genialidade de Ito ao criar o suspense em volta de Kurozu.


Há só uma coisa que me incomodou no livro, que foram os personagens rasos e em, certos pontos, burrinhos, mas isso não foi algo que me incomodou a ponto de mudar a opinião sobre as 5 estrelas, já que seria impossível desenvolver bem estes personagens e manter a trama e o mistério da espiral tão intrigante e chamativo como foi. Portanto considero a melhor obra de horror que eu consumi até o momento. 


Você pode comprar o livro e ajudar o site Clicando Aqui!

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page